prevencao-incendios-correias Prevenção de Incêndios em Correias de Transporte

Prevenção de Incêndio em Correias de Transporte

Setores que escoam alto número de produtos geralmente usam correias transportadoras no processo por uma razão primordial : menor custo. As principais mineradoras adotaram as correias transportadoras como principal forma de escoamento. A economia na utilização de correias transportadoras vem da eliminação do uso de caminhões e da estimativa de vida útil das mesmas, superior a 25 anos. Entretanto, o fogo representa um perigo real nos sistemas de transporte por esteiras além dos compostos de borracha utilizados na manufatura das esteiras tornarem muito complexo o processo de extinção de chamas. Invariavelmente todas as causas de incêndio em correias contam com uma mesma característica : aumento de temperatura de forma brusca.

 

 

A Solução de monitoramento de temperatura DTS permite a identificação de "pontos quentes" ao longo de vários km de correias, permitindo identificar de forma imediata algumas das principais causas de incêdio como:

  • Paradas abruptas no sistema de acionamento;
  • Eletricidade estática;
  • Alimentação das esteiras com material em ignição;
  • Roletes e rolamentos bloqueados;
  • Polias bloqueadas;Vandalismo (incêndios criminosos).

 

 

Através da fixação de um cabo de fibra ótica comum ao longo das esteiras, é possível obter a medição de temperatura rolete a rolete, com setores individuais a partir de 1m. A solução de fibra ótica detecta variações a partir de 1 (um grau) de forma precisa e rápida, exibindo alertas de forma visual e sonora ao identificar situações anormais. Os alarmes podem ser configurados individualmente para cada zona, sem a necessidade de nenhum tipo de eletrônico em campo. Em ambientes desafiadores como mineradoras, é possível instalar a fibra em proteções mecânicas que garantem a integridade do cabo sensor mesmo sob as mais rígidas situações. Os históricos de medição podem ser armazenados para emissão de relatórios comparativos, permitindo a identificação do tempo de vida útil dos rolamentos e polias para cada cenário e auxiliando assim as equipes de manutenção.

 

 

Nossas soluções são produzidas no brasil e no exterior com aplicações reconhecidas mundialmente em plantas químicas e industriais, com produtos de alto nível. Assim fornecemos soluções de sensoriamento de temperatura distribuída de alta performace e eficiência, além de confiáveis e seguras, atende as principais normas de segurança para ambientes classificados e com risco de explosão. Com cases de sucesso mundiais, são referência em tecnologia e qualidade, presente em diversas aplicações desde monitoramento em linhas de transmissão de energia a monitoramento hídrico e detecção de vazamentos.

 

Dúvida sobre esse produto?

Minipa Sense, especializada em sistemas de alarmes por sensoriamento de fibra óptica e cabos metálicos.

Joinville SC

Av Santos Dumont, 4401 - Z. Ind. Norte
Joinville/SC - CEP 89219-730

  • Email: contato@minipasense.com.br
  • Fone: (47) 3467-8444

São Paulo SP

Av. Carlos Liviero, 59 - Vl.Liviero
São Paulo/SP - Cep:04186-100

  • Email: contato@minipasense.com.br
  • Fone: (11) 5078-1852

Newsletter

Cadastre-se para receber novidades sobre os produtos e serviços Minipa Sense.

© Copyright 2017. Minipa do Brasil Ltda.

Busca de Produtos